Curso Técnico em Modelagem do Vestuário - SENAI

Posted by Unknown - -


Situação de Aprendizagem

 Somos alunas do curso técnico de modelagem do vestuário da instituição SENAI Jarauá do Sul, segue abaixo a sequencia de produção de duas peças, uma camiseta, uma blusa, em técnicas de moulage.


Técnica de modelagem para roupas em manequins (tridimensional).











Moulage nos proporciona uma melhor visualização do caimento da peça antes da finalização, pois temos o volume tridimensional do corpo para trabalhar o molde.










No desenho de moda a gente consegue visualizar o caimento da peça no corpo, já o desenho técnico serve para mostrar todos os tipos de costuras e recortes que há na peça tanto na frente como costas, pois é nele que a modelista se baseia para construção e costuras do molde.

Uma peça bem elaborada necessita de todas as informações corretas, como por exemplo o pique, que no caso de uma das nossa peça (camiseta) foi essencial para manter o alinhamento dos recortes e junção da costura. Para uma peça mais bonita e com mais qualidade, foi necessário medir corretamente distancia de um botão para o outro. Saber escolher o tecido adequado conforme o estilo da peça. 

No desenvolvimento da blusa tivemos um maior cuidado com manter os babados verticais retos, pois o acabamento da barra é a fio não havendo piques para orientação, e junção de lados para alinhamentos de babados, por isso tem que ser verificado o molde se está fechando todos os recortes corretamente, a alça tem que estar de acordo com o tecido escolhido, pois há tecido que não esticam como tecidos que sedem bastante, assim variando as medidas. Respeitando sempre os piques para que não ocorram diferenças visíveis na peça.



Trabalho elaborado por:
Fernanda Haffemann, Daiane Christina Asgusto.



Leave a Reply