Curso Técnico em Modelagem do Vestuário - SENAI

Situação de Aprendizagem

Posted by Unknown - -

 

Situação de Aprendizagem 

 
 
Olá Pessoal! Somos as alunas de Modelagem Jéssica Laís Rodrigues e Franciele de Mattos Lima, estamos aqui para ajudar a vocês a entenderem o processo de Modelagem de um produto do vestuário.
 
1º Passo: Inicialmente se faz uma pesquisa do produto que se quer construir, como objetivo do curso a pesquisa foi feita na parte de cima do corpo (TOP), teriam que ser figuras com partes elaboradas para que ajudassem no grau técnico de aperfeiçoamento dos alunos.
 
 
2º Passo: É o desenvolvimento de DESENHO DE MODA. O objetivo do desenho é transmitir para as pessoas através do papel como a peça ficará pronta da forma mais natural possível, se coloca no desenho todas as características da figura (cor, desenho, detalhe da parte da peça).
 
3º Passo DESENHO TÉCNICO: O objetivo deste desenho é informar para a modelista e para o setor de protótipo, os detalhes técnicos da peça como: Caimento, franzido, maquinário com a sua respectiva quantidade de agulhas, localização de detalhes na peça e entre outros. Esta função fica para a Auxiliar de Estilo cadastrar na ficha técnica.
Desenho Técnico da Blusa Mullet
      
Frente
            
Costas
Desenho Técnico Camisete Feminina
Frente
 
 
 
Costas
 
 
   
 
 
4º Passo MOULAGE: O objetivo da Moulage é para que possamos ver em 3D o caimento real da peça. Com esta técnica podemos chegar a resultados que a modelagem manual não consegue de primeiro momento. Os Materiais necessários são: Manequim será de acordo com o publico alvo escolhido (infantil, masculino e etc...), Tecido Morim e Alfinete.
 
 
5º Passo MODELAGEM: O objetivo da modelagem é dar ‘’vida’’ a roupa. Depois de estar pronto a moulage no tecido morim, seguimos para a modelagem manual, fazendo a transferência do tecido (morim) para o papel, onde é feito os reajustes nas linhas com as réguas próprias para a modelagem.
 
                                                                      Modelagem Blusa Mullet
 
 
 
Modelagem Camisete Feminina
 
 
 
6º Passo FICHA TECNICA: A ficha técnica e um documento descritivo de cada peça. Normalmente, os modelos dessas fichas variam de empresa para empresa, mas algumas regras devem ser seguidas, como: o nome da coleção, a referência do modelo, a descrição do modelo, a grade de tamanhos, o nome da modelista responsável, a data de aprovação do modelo, o desenho técnico frente e costas, o código do molde, o nome do d e s i g n e r responsável, o plano de corte, o nome ou referência do tecido, a metragem consumida, os elementos decorativos como estampas e bordados e os elementos de embalagem.
Ficha Técnica da Blusa Mullet
 
Ficha Técnica da Camisete Feminina
 

 
7º Passo ENCAIXE, RISCO E CORTE: O processo de planejamento do encaixe se faz necessário e de muita importância para o melhor aproveitamento de tecidos e demais materiais necessários para a confecção das peças, tornado menor gasto de materiais para a fabricação e, consequentemente o valor do produto final.
 
Encaixando, riscando e cortando as peças do projeto
Franciele Lima
Jessica Lais
 

                                                                                                                       
 8º Passo COSTURA DO PROTOTIPO: A costura do Protótipo é fundamental, pois é a primeira peça a ser       produzida. Onde serão testados todos os fatores para a ‘’perfeição’’ da peça. Após a aprovação do protótipo é confeccionada a peça-piloto, que será usada como modelo para a produção das demais peças.
                                                                      

Costurando as peças do projeto (Blusa Mullet e Camisete Manga Bufante)
 
 
Franciele Lima 
 
 
 Jessica Laís
 
 

 

Projeto Concluído

 

 
 
 
 
Trabalho elaborado por:
 
Franciele de Mattos Lima, Jessica Laís Rodrigues 
 
 

Leave a Reply