Curso Técnico em Modelagem do Vestuário - SENAI

Posted by Unknown - -

Situação de aprendizagem:

Desenvolver a modelagem de duas camisas a partir de uma imagem.

Olá, somos alunas do Curso Técnico de Modelagem do Vestuário, na instituição Senai, de Jaraguá do Sul. Logo abaixo, vocês podem conferir um pouco do que aprendemos neste semestre.



A partir da imagem selecionada, foi feito o desenho de moda. 




Desenhou-se sobre um corpo a roupa com os caimentos e recortes. Na sequência o desenho foi colorido. 

A etapa seguinte passou pela elaboração do Desenho técnico de moda.
O desenho técnico tem como objetivo apresentar todos os acabamentos, recortes, tipos de costura que constituem a peça. Os desenhos não apresentam cor. É o meio de comunicação entre quem projeta a peça e quem irá fabricá-la.




Com todos desenhos prontos, foram desenvolvidos as fichas técnicas, onde se descrevem os processos, aviamentos, tecidos, medidas, enfim cada detalhe que vai na peça. A ficha técnica do produto, na realidade é um documento indispensável na construção de um produto, ela traz o passo-a passo da produção de uma peça do vestuário.

Com a ficha técnica em mãos , na sequencia foram modeladas as peças. Utilizamos inicialmente para fazer a modelagem as técnica da 'Moulage', a 'moulage' é feita no corpo ou em um manequim. utilizando a técnica conseguimos visualizar os efeitos e caimento, ou pelo menos termos uma noção de como a peça vai ficar.


Após a 'moulage', passamos para a modelagem plana, que é o processo final para se construir o molde da peça. Aonde é acrescentado costura e a demais folgas, se necessário.



Na sequência os moldes foram testados de acordo com o tipo de cada tecido escolhido, sendo o mais próximo possível. Onde foram cortados e costurados os protótipos. Sendo que na costura deve-se verificar se existe alguma alteração a ser feita. Com a peça costurada e as alterações feitas, será costurada a peça final e enfim poderá ser visto todo o trabalho concluído.







Este trabalho foi elaborado pelas alunas: 
Andreia Borgmann, Joice Lewandowski e Virginia Gabriela Fogulari.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Parabens pelo seu trabalho

Leave a Reply