Curso Técnico em Modelagem do Vestuário - SENAI

Posted by Unknown - -



Projeto Integrador - C. T. Em Modelagem II



Nós, Anny M. B. Modro, Ketlin J. K. P. da Silva e Mariléia G. Koslowiski, somos alunas do Curso técnico Em modelagem do vestuário da instituição SENAI de Jaraguá do Sul, realizamos um trabalho no qual primeiramente pesquisamos peças do vestuário em revistas de moda, e a partir destas imagens nossos professores selecionaram as que teriam o grau de dificuldade compatível com nossos conhecimentos no momento.

As peças escolhidas foram construídas de acordo com cada etapa proposta.

A peça que segue abaixo passou por todas as etapas, desde o desenho de moda, desenho técnico, ficha técnica do produto, moulage, planificação, teste, até a peça pronta.


























Devido ao fato de alguns integrantes do grupo não cursarem todas as disciplina do semestre, as peças abaixo foram executadas sem a ficha técnica e o desenho de moda.


 




















Desenho de Moda


Elaboramos o desenho de moda,  que na indústria é feito pelo estilista, ele ilustra o  comportamento da peça no corpo, isso se consegue através do desenho e da pintura do mesmo com efeitos de luz e sombra,  possibilitando que o modelista visualize através do desenho o caimento da peça.


Desenho Técnico


O desenho técnico se difere do desenho de moda, por ser um desenho chapado, tendo uma imagem semelhante a de uma peça esticada sobre a mesa. Neste desenho são detalhados todos os acabamentos e aviamentos que compõe o produto, como os pespontos, drapeados, franzidos, botões e outros. Este tipo de desenho deve ainda conter as especificações descritas de forma clara e breve.





Ficha Técnica


A ficha técnica do produto é um documento muito importante que auxilia na construção do modelo. Nele constam todas as informações do produto como descrições, medidas, sortimentos, materiais e outros, assim como a sequencia de montagem do mesmo. Também constam observações e cuidados a serem tomados na costura.





Modelagem


A modelagem foi realizada através da técnica de moulage, que tem origem francesa, onde se trabalha com um tecido similar ou o próprio tecido que será confeccionada a peça diretamente no manequim ou corpo de prova. 
Inicialmente foi alfinetado o tecido no manequim dando a forma da peça, depois do tecido estar devidamente preso e com folga necessária, foram marcadas as linhas do molde e logo em seguida planificado. É muito importante neste processo acrescentar a margem de costura, avaliando o quanto irá sair dos painéis da peça na costura (bitola da máquina e refilo).






Protótipo


A produção do protótipo é uma etapa muito importante neste contexto. Para produzi-lo primeiramente se escolhe o tecido apropriado, depois temos que corta-lo seguindo com cuidado todas as especificações do molde e aproveitando o tecido da melhor maneira evitando desperdícios.
Com a peça cortada e com a ficha técnica em mãos é iniciada a costura. Esta etapa é muito delicada e requer atenção, pois é preciso verificar se a modelagem está adequada e analisar as possíveis dificuldades que o modelo terá na produção para modifica-lo se necessário. A definição das máquinas de costura e das regulagens também é um fator muito importante para garantir a qualidade do produto.

















One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Muito bom este trabalho. Mostra a sua dedicação diária e a diferença entre bons profissionais.

Leave a Reply